Cirurgia oral

A cirurgia oral é a área que atua com pequenas cirurgias, que podem ser realizadas em consultório odontológico de forma simples e sem dor através de anestesia local, como por exemplo, as extrações simples e extrações dos dentes do siso.

Na L'Aqua Odonto, sua clínica odontológica na Bela Vista, você encontra seu dentista para realização da sua cirurgia com a experiência e segurança que você merece.

Quando realizar a extração dos terceiros molares?

A extração dos dentes do siso deve ser feita quando estes não erupcionaram adequadamente na boca. Caso o dente esteja presente na boca e não comprometa a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na mastigação, e não precisam ser extraídos.

Indicações de extração dos dentes do siso:

• Incapacidade de higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com as escovas

• Pressão nos dentes vizinhos que gere riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento dos dentes

• Alterações na normalidade da mordida e da fala motivadas pela presença dos sisos

• Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares

• Sisos tomados por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado ou pericoronarite

• Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro

• Caso os sisos estejam gerando dor em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, já tendo sido investigadas outras possíveis causas para as dores.

• Dentes apinhados (muito juntos) são difíceis de higienizar, podendo levar ao acúmulo de placa bacteriana, formação de cálculo e, consequentemente, problemas de gengiva e periodonto.

Cuidados após a cirurgia de extrações dentárias:

Após a cirurgia, existem alguns cuidados que você deve tomar para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização, por isso, nas primeiras 48 horas, não deve ingerir alimentos sólidos e quentes, não deve escovar os dentes durante o primeiro dia de recuperação e não deve fazer bochechos, cuspir ou faz uso de canudos.

Há várias coisas que você pode fazer para tornar o período de recuperação mais tranquilo e ter uma melhor cicatrização. Planeje ficar mais tranquilo(a) por alguns dias. Você pode retomar suas atividades normais após o primeiro dia na maioria dos casos, mas por cerca de uma semana, não é recomendado fazer nada que possa afetar o local de onde os dentes foram removidos.

Abasteça a sua geladeira com sorvete, iogurte, sopas e outros alimentos moles. Você vai precisar ter uma dieta com textura mole nos primeiros dias e, em seguida, mudar lentamente para alimentos um pouco mais consistentes.

Para alívio da dor, você pode tomar o analgésico prescrito pelo cirurgião-dentista ou algum analgésico de venda livre recomendado. Para ajudar a diminuir o inchaço, coloque uma compressa de gelo sobre a mandíbula. O frio ajuda a reduzir o inchaço, a inflamação e a amenizar o desconforto.

Enquanto você estiver se recuperando, é de extrema importância seguir corretamente as recomendações pós-operatórias passadas pelo seu cirurgião-dentista, pois embora algumas complicações sejam raras, elas são possíveis. Quanto mais você seguir as recomendações do seu dentista, melhor e mais rápida será a sua recuperação.

Faça sua avaliação!

Para verificar se você tem necessidade de realizar esta cirurgia, faça sua avaliação com seu dentista clínico geral na Bela Vista, que fará sua avaliação clínica e radiográfica, garantindo um tratamento seguro, com uma boa recuperação pós-operatória. Agende sua consulta de avaliação pelos nossos telefones ou clicando no link abaixo para falar conosco via Whatsapp.