Ortodontia

A Ortodontia é a área odontológica que atua na correção dos dentes e dos ossos em posições inadequadas.

Na L'Aqua Odonto, sua clínica odontológica na Bela Vista, você encontra seu ortodontista para promover sua saúde bucal, levando a um sorriso bonito e saudável.

aparelho ipiranga

Mas por que realizar o tratamento ortodôntico?


Diversos são os problemas provocados por dentes mal posicionados:


•    Dentes apinhados (muito juntos) são difíceis de higienizar, podendo levar ao acúmulo de placa bacteriana, formação de cálculo e, consequentemente, problemas de gengiva e periodonto. 
•    Dentes mal posicionados interferem na oclusão ideal (encaixe perfeito dos dentes), o que reduz a eficiência mastigatória e pode provocar trincas, fraturas, retrações gengivais e lesões de abfração (um tipo de lesão não cariosa ocasionada pela distribuição inadequada das forças de mastigação). 
•    A distribuição assimétrica das forças mastigatórias geradas pelos músculos mastigatórios podem levar à dores de cabeça, disfunção das articulações têmporo-mandibulares (DTM) e dores nos ombros e nas costas.
•    A má posição dos dentes afeta a aparência estética do indivíduo, podendo afetar diretamente sua auto-estima.


Resumindo, o tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporcionando uma aparência mais agradável e dentes com saúde duradoura.


Como saber se preciso de um ortodontista?


Primeiramente, é necessário realizar uma avaliação com o dentista ou ortodontista, que determinarão se você poderá se beneficiar ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns recursos de diagnóstico, que incluem a anamnese (histórico médico e dentário completo), o exame clínico, modelos de gesso, fotografias, radiografias e análises cefalométricas, o profissional da área poderá decidir se a ortodontia é recomendada e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.


Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato ao tratamento ortodôntico:


•    Sobremordida: algumas vezes chamada de "dentes salientes", este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
•    Mordida cruzada anterior: quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
•    Mordida cruzada: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
•    Mordida aberta: espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
•    Desvio de linha média: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior, provocando alterações funcionais e estéticas.
•    Diastemas: falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
•    Apinhamento: ocorre quando há discrepância entre o tamanho dos dentes e o tamanho da arcada dentária, ou seja, os dentes são maiores do que a arcada pode suportar, ocasionando na má-distribuição dos dentes no arco.

Como funciona o tratamento ortodôntico?


Existem diversos tipos de aparelhos, fixos e móveis, que, quando são corretamente indicados e utilizados, produzem forças leves sobre os dentes e ossos promovendo a remodelação óssea, levando a mudança de posição dos dentes e guiando o crescimento dos ossos maxilares.

Tipos de aparelhos:

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, no entanto, qualidade do seu problema ortodôntico determinará qual o aparelho mais indicado para você.

Segue abaixo alguns tipos de aparelhos utilizados pelos ortodontistas:

•    Aparelho fixo convencional: este é o tipo mais comum de aparelho, consiste de bandas, fios, braquetes e elásticos para fixação dos fios.


•    Aparelho fixo autoligado: este tipo de aparelho, não utiliza elásticos para fixação dos fios aos bráquetes. Apresenta diversas vantagens, entre elas a facilidade de higienização e tempo de tratamento. 

•    Aparelhos invisíveis: uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, os aparelhos invisíveis são niveladores em série e estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem o uso de bráquetes e fios de aço. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar e higienizar. São planejados digitalmente e tem um custo elevado quando comparados aos outros aparelhos convencionais.


•    Aparelho fixo especial: utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, são utilizados em casos extremos e apenas como um último recurso.


•    Mantenedor de espaço fixos ou móveis: indicados para casos de dentes de leite perdidos precocemente. São utilizados para manter este espaço aberto até que o dente permanente erupcione, evitando a perda de espaço e mau-posicionamento dentário, favorecendo o correto crescimento e desenvolvimento maxilo-mandibular.

 

•    Aparelhos reposicionadores de mandíbula: também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados na maxila ou mandíbula, e ajudam a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

 

•    Expansores: utilizados para alargar o arco da maxila ou, em poucos casos, da mandíbula. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as junções ósseas, abrindo-as lateralmente.

 

•    Aparelhos extrabucais: usados para guiar o crescimento da mandíbula ou maxila durante a fase de crescimento. Podem evitar que o paciente necessite futuramente da cirurgia ortognática.

•    Contenções: utilizados após a finalização do tratamento ortodôntico, previnem que os dentes voltem à posição anterior.

Por onde começar? 

Agende sua primeira consulta de avaliação, venha nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas. Teremos prazer em receber você na L'Aqua Odonto, sua clínica geral na Bela Vista.

Agende uma avaliação

(11) 3405-3900

(11) 97417-9299

kisspng-whatsapp-computer-icons-android-