Por que fazer a extração dos dentes do siso?

Atualizado: Jun 8

Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do Siso, são os últimos dentes a erupcionar, o que ocorre geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Suas funções são as mesmas dos outros molares, ou seja, moer e reduzir os alimentos durante a mastigação, além de ajudar a própria sustentação dos arcos dentais.

Entretanto, existem diversas razões que justificam a indicação de extração desses dentes, entre elas estão:

- Dificuldade de higienização, devido a sua localização mais posterior e consequentemente grande incidência de lesões cariosas; - Falta de espaço para sua completa erupção; - Pressão sobre os dentes vizinhos, podendo geras riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento dos dentes; - Alterações na mordida e na fala motivadas pela presença dos sisos; - Desenvolvimento de pericoronarite, uma inflamação que afeta o tecido mole que circunda esse dente, causando dor intensa; - Lesões de cárie ou doença periodontal de tratamento complicado devido ao difícil acesso a esses dentes; - Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro; - Dores em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, mas que já tenha sido realizadas investigações de outras possíveis causas.

Antes de qualquer coisa, é necessária uma avaliação criteriosa pelo Cirurgião-Dentista para verificar se você tem a real necessidade de fazer a extração desses dentes, bem como verificar o melhor momento para realização desse procedimento, considerando aspectos como: idade; condição sistêmica de saúde; grau de dificuldade da cirurgia; proximidade com outras estruturas anatômicas.

É realizada uma boa anamnese, a avaliação clínica e radiográfica, de forma a auxiliar no planejamento cirúrgico;

É importante que o paciente esteja descansado e bem alimentado para a cirurgia;

Em alguns casos, prescrevemos medicações pré-operatórias que podem tranquilizar o paciente que se apresenta demasiadamente ansioso;

A extração é realizada com aplicação de anestesia local para assegurar que o paciente não sinta dor ou desconforto durante o procedimento;

Após a extração dos dentes, são passadas as recomendações pós-operatórias, as quais devem ser seguidas à risca, para que haja a melhor recuperação, evitando complicações pós-cirúrgicas.

A técnica cirúrgica e experiência do Cirurgião-Dentista são fundamentais para que o paciente tenha um pós-operatório mais tranquilo, por isso, a L’Aqua Odonto conta com profissionais com experiência nesse ramo para tornar o procedimento executado minimamente traumático para seus pacientes.

Agende sua consulta de avaliação! (11) 97417-9299

. . . #cirurgia #dentedosiso #exodontiadosterceirosmolares #extraçãodosiso#siso