NOTA DE ESCLARECIMENTO – Documentário NETFLIX

Bom dia, pessoal!

Segue uma nota de esclarecimento do CROSP, de acordo com as manifestações da Associação Americana de Endodontia e Sociedade de Endodontia Latino Americana, sobre um "documentário" sensacionalista que tem causado muita polêmica através de afirmações que não apresentam NENHUM embasamento científico.

A Endodontia é uma especialidade desenvolvida através de muitas pesquisas, que dão suporte à terapia endodôntica (tratamento de canal), garantindo a previsibilidade e sucesso nos tratamentos.

Não existe absolutamente NENHUMA relação entre tratamento de canal e o desenvolvimento do câncer.

Informativo

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Documentário NETFLIX

A câmara técnica de Endodontia do CROSP, de acordo com as manifestações da AAE (Associação Americana de Endodontia) e SELA (Sociedade de Endodontia Latino Americana) vem por meio desta nota esclarecer sobre o documentário veiculado pelo canal privado NETFLIX, denominado: ‘ROOT CAUSE’.

Trata-se de uma produção independente não vinculada a qualquer órgão, sociedade ou instituição que regulamenta o exercício da Odontologia e da Medicina. Os profissionais que aparecem depondo no documentário são adeptos da Odontologia Holística, terapia alternativa não reconhecida pelos órgãos competentes, portanto os casos apresentados pelos profissionais são citados sem um respaldo científico.

A especialidade

A Endodontia é reconhecida como especialidade odontológica no mundo todo. A terapia endodôntica vem sendo desenvolvida ao longo dos anos através de trabalhos científicos publicados nas mais renomadas revistas nacionais e internacionais.

Não existe comprovação científica que relacione a incidência de neoplasias, doenças degenerativas, cardiopatias e outras patologias com o tratamento endodôntico. A Endodontia visa a manutenção do órgão dentário livre de infecção e sintomas. Avanços na técnica, nos materiais e no conhecimento da infecção endodôntica tornaram os tratamentos mais previsíveis, diminuindo muito o número de insucessos.

Esta nota visa apoiar profissionais que desenvolvem seus trabalhos de forma ética e profissional através de técnicas seguras comprovadas cientificamente.