Próteses dentárias

Não tenha vergonha de sorrir!

Conte com a L'Aqua Odonto, clínica odontológica na Bela Vista, para ter seu sorriso de volta e melhorar sua eficiência mastigatória, permitindo uma alimentação saudável e balanceada.

Uma boa equipe aliada ao uso de materiais de alta qualidade e o melhores laboratórios de prótese de São Paulo, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.

Prótese Denista Ipiranga

​​

As Próteses dentárias são aparelhos protéticos utilizados para repor os dentes perdidos. A ausência de um dente não implica somente na perda da estética local, ela influencia diretamente na mastigação, função e manutenção da saúde oral.

Tipos de prótese dentárias


São dois os tipos de prótese dentária: a prótese fixa e a prótese removível.

Próteses fixas

 

A prótese fixa é uma estrutura protética fixada em dentes naturais ou sobre implantes.

As coroas protéticas sobre dentes podem ser parciais (recobrindo apenas uma parte do dente) ou totais (abrangendo toda a coroa do dente). As coroas totais podem ser unitárias ou envolver 3 ou mais elementos dentais.

Próteses fixas unitárias:

Popularmente conhecidas como coroas, são utilizadas em casos de grandes perdas da coroa dental (a parte visível do dente na boca), porém a raiz (parte que fica dentro do osso) se mantém preservada.
Neste tratamento a coroa natural do dente, que apresenta problema, é substituída por uma coroa artificial, onde o Dentista prepara o dente para receber o trabalho confeccionado em laboratório de prótese. Dessa forma, a coroa fixa é apoiada na própria raiz do dente, sem necessidade de cirurgia.

Inlay coroa onlay e overlay Dentista Ipiranga

Próteses fixas de 3 ou mais elementos dentais:

Podem ser feitas em caso de perdas dentais (coroa e raiz) utilizando os dentes adjacentes a esse espaço para fixar uma peça protética que contenha o(s) dente(s) perdido(s), os chamados "pônticos".
A vantagem desse tipo de tratamento em relação ao implante é que não há necessidade de cirurgia. Já a desvantagem é o desgaste dos dentes adjacentes à perda dental que sustentarão a prótese.

 

Prótese fixa Dentista Ipiranga

Próteses fixas sobre implantes:

Implantes dentários são estruturas de metal (Titânio) posicionadas cirurgicamente no osso, abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias.

Após o período de osseointegração, o dentista poderá preparar o(s) dente(s) substituto(s), para devolver a função mastigatória, fonética e estética.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, não sofrendo mudanças de posição na boca, conferindo ao paciente maior segurança durante a mastigação e fala, proporcionando em uma situação mais semelhante ao dente natural do que as pontes fixas e dentaduras.

 Coroa(s) sobre implante(s): 

Após o período de osseointegração, que leva em média 4 a 6 meses, inicia-se a fase protética. Nesta fase o cirurgião dentista realiza os procedimentos para confecção e instalação do(s) dente(s) artificial(is).

 

Prótese Protocolo: 

A prótese do tipo protocolo nada mais é do que a prótese total (dentadura) fixada sobre implantes (implantossuportada). Após o correto planejamento, realiza-se a cirurgia de implantação de 4 a 6 pinos de Titânio e, após o período de cicatrização, inicia-se a confecção da prótese. Este tipo de reabilitação apresenta diversas vantagens para o paciente: ela é fixa (não cai ou sai da boca, podendo ser removida somente pelo dentista periodicamente para higienização); não necessita de recobrimento de palato (céu da boca); e confere boa estética. Assim, se apresenta como uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura.

Confira na imagem abaixo uma prótese do tipo Protocolo confeccionada na L'Aqua Odonto, momentos antes da instalação:

Próteses removíveis

 

As próteses removíveis são aquelas que podem ser removidas pelo paciente. Existem dois tipos de próteses removíveis: as próteses parciais removíveis e as próteses totais removíveis.

Prótese parcial removível:

É composta por uma estrutura metálica que contém todos os dentes faltantes por arcada (superior ou inferior) e se apoia na mucosa e nos dentes naturais.
Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes. Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem que a prótese não caia com a movimentação natural da boca, mastigação e fala. É necessário um correto planejamento deste tipo de prótese para que a mesma não prejudique os dentes do paciente.

Este tipo de prótese não é muito desejada pelos pacientes, no entanto, mostra-se eficaz para os pacientes que não tem possibilidade de realizar próteses sobre implantes, pois a ausência dentária é extremamente prejudicial para a saúde bucal e, consequentemente, para a saúde geral do indivíduo.

Prótese total removível:

 

Conhecida popularmente como dentadura, é indicada para perdas totais dos dentes na arcada superior ou inferior. Ela se apoia na mucosa e rebordo ósseo remanescente.

É confeccionada uma estrutura móvel onde se apoiam dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente.

Para que a prótese total seja perfeita, é preciso que o profissional tenha grande habilidade técnica.
Este tipo de prótese é de fácil instalação. Porém muitos pacientes se sentem inseguros com a possibilidade de que ela caia ao falar e mastigar.

Overdenture:

É a prótese total sobre implantes, mas pode ser removida pelo paciente. Este tipo de prótese é menos custosa do que a prótese protocolo pois exige menos implantes (2 a 4). Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe que conecta os implantes à prótese, conferindo mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

A fase de adaptação:


Independentemente do tipo de prótese escolhida, o paciente passará por um período de adaptação.

Nas primeiras semanas, é comum que sinta dificuldade em pronunciar algumas palavras ou ingerir determinados tipos de alimentos. Porém, essas dificuldades de adaptação irão desaparecer com o passar do tempo e com alguns ajustes irão sendo feitos em consultas de manutenção.

Duração das próteses dentárias:


As próteses dentárias são bastante resistentes, mas não eternas. Recomenda-se a troca a cada 5, pois ao longo do tempo as próteses de resina sofrem desgastes com a mastigação. Além disso, ocorrem alterações nos dentes remanescentes e no rebordo ósseo onde a prótese se apoia devido às remodelações ósseas.

A higienização deve ser cuidadosa para que seu aspecto não seja alterado e não favoreça a proliferação de fungos e bactérias.

Por onde começar? 

Agende sua primeira consulta de avaliação, venha nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas. Teremos prazer em receber você na L'Aqua Odonto, sua clínica geral na Bela Vista/ Consolação.

Agende uma avaliação

(11) 3405-3900

(11) 97417-9299

kisspng-whatsapp-computer-icons-android-